Graphics
Intel® graphics drivers and software, compatibility, troubleshooting, performance, and optimization
22169 Discussions

Driver gráfico (Intel Iris Xe Graphics) não suporta a resolução ideal da tela depois da atualização.

GUI777
Beginner
16,043 Views

Gostaria de registrar minha reclamação em relação a um problema que está me incomodando muito. A resolução da minha tela não é mais suportada pela placa de vídeo integrada (Intel Iris Xe Graphics) do meu PC no sistema operacional Windows 10. Ela suportava perfeitamente a resolução de 2560x1080 e desde uma atualização de driver ela já não suporta, e mesmo ao tentar criar uma resolução personalizada (com o Centro de comando de gráficos Intel) não obtém sucesso. A resolução máxima permitida é a de 1920x1080 e minha tela está distorcida e com as letras esticadas (o que me incomoda muito e me traz dores de cabeça).

Translate: I would like to register my complaint regarding a problem that is bothering me a lot. My screen resolution is no longer supported by the integrated video card (Intel Iris Xe Graphics) of my PC on Windows 10 operating system. It perfectly supported 2560x1080 resolution and since a driver update it no longer supports it, and even trying to create a custom resolution (with the Intel Graphics Command Center) is unsuccessful. The maximum allowed resolution is 1920x1080 and my screen is distorted and the letters are stretched (which bothers me a lot and gives me headaches).

16 Replies
Hugo_Intel
Employee
16,006 Views

Hello GUI777

Thank you for posing on the Intel Communities. I am sorry that you are experiencing issue when trying to set your resolution to 2560x1080. I would like to get the following information in order to assist you:

• What is the driver version that previously allowed this configuration and what is the driver that does not allow for this resolution to be set?
  • What is your monitor's make and model?
  • What type of connection do you use (HDMI, DP)?
  • Create a log file with the Intel® System Support Utility and attach it. 

Best Regards,

Hugo O.

Intel Customer Support Technician.

Phillype
Beginner
15,160 Views

Também tive problema com isso, vou fazer de tudo para evitar a Intel, coisa de baixíssimo nível fazer esses downgrade 

EduardoMartinelli
14,960 Views

Hello,

I am having almost the same problem with a Samsung G5 Ultrawide Monitor.

But my notebook is new. I have another dell notebook where this monitor uses 3440x1440 resolution.

I am using version 31.0.101.4091 of the Iris Xe Graphics driver.

My monitor is a Samsung Odyssey G5 - C34G55TWWL 34'.

I use HDMI.

I´ve attached the requested log file. 

Thanks.

(Virus scan in progress ...)
0 Kudos
Hugo_Intel
Employee
15,958 Views

Hello GUI777

I hope you are doing fine. 

Were you able to check the previous post? 

Let us know if you still need assistance. 

Best regards,  

Hugo O.  

Hugo_Intel
Employee
15,939 Views

Hello GUI777

I hope you are doing fine. 

I have not heard back from you. So I will close this thread. If you need any additional information, submit a new question, as this thread will no longer be monitored. 

Best regards, 

Hugo O.  

Rafahh
Novice
15,218 Views

Olá Hugo, 

Estou com o mesmo problema, tenho um Notebook DELL inspirion i15-i1100-A40P, com uma placa de vídeo integrada Intel(R) Iris(R) Xe Graphics 31.0.101.4502, eu utilizo um segundo monitor ULTRAWIDE (Resolução: UltraWide™ Full HD (2560x1080)), até ontem (13/09/23) estava funcionando normalmente, hoje ao reiniciar o notebook a resolução recomendada para o segundo monitor é de 1920x1080, eu atualizei os drivers dos dois monitores e reiniciei novamente, porém o erro persiste. 

• Qual a versão do driver que anteriormente permitia esta configuração e qual o driver que não permite definir esta resolução?           Drive atual (atualizado hoje 14/09/23): 31.0.101.4502
  • Qual a marca e modelo do seu monitor?LG 25UM58-PF Ultrawide - Monitor Gamer LED 25" Full HD
  • Que tipo de conexão você usa (HDMI, DP)?HDMI
  • Crie um arquivo de log com o Utilitário de suporte do sistema Intel® e anexe-o. ANEXO OK

Atenciosamente, 

Fábio R.  

Cliente quase que insatisfeito ;-;

0 Kudos
Washingtontais
Beginner
15,203 Views

Estou com o mesmo problema, tenho um Notebook DELL  com uma placa de vídeo integrada Intel(R) Iris(R) Xe Graphics , eu utilizo um segundo monitor ULTRAWIDE (Resolução: UltraWide™ Full HD (2560x1080)), até ontem (13/09/23) estava funcionando normalmente, hoje ao reiniciar o notebook a resolução recomendada para o segundo monitor é de 1920x1080, eu atualizei os drivers dos dois monitores e reiniciei novamente, porém o erro persiste. 

0 Kudos
Guilherme89
Beginner
15,152 Views

Mesmo problema, mesma situação e equipamentos semelhantes

Estou com o mesmo problema, tenho um Notebook DELL vostro 15 3510 i15, com uma placa de vídeo integrada Intel(R) Iris(R) Xe Graphics 31.0.101.4502, eu utilizo um segundo monitor ULTRAWIDE (Resolução: UltraWide™ Full HD (2560x1080)), até ontem (13/09/23) estava funcionando normalmente, hoje ao reiniciar o notebook a resolução recomendada para o segundo monitor é de 1920x1080, eu atualizei os drivers dos dois monitores e reiniciei novamente, porém o erro persiste. 

• Qual a versão do driver que anteriormente permitia esta configuração e qual o driver que não permite definir esta resolução?           Drive atual (atualizado hoje 14/09/23): 31.0.101.4502
  • Qual a marca e modelo do seu monitor?LG 25UM65-P Ultrawide - Monitor 25" Full HD
  • Que tipo de conexão você usa (HDMI, DP)?HDMI
  • Crie um arquivo de log com o Utilitário de suporte do sistema Intel® e anexe-o. ANEXO OK

Atenciosamente,

Guilherme Alves

0 Kudos
Rafahh
Novice
15,059 Views

@Guilherme89 e @Washingtontais 

Eu ainda não consegui resolver meu problema mas estou correndo para achar a solução, caso consiga retorno aqui para avisa-los pois esse tópico aqui já foi encerrado e os suportes da Intel não estão verificando mais...

Me tirem uma dúvida, antes do problema aparecer vocês receberam alguma atualização do próprio Windows? O meu antes de dar o problema estava com atualização, ai ao desligar o notebook ele ficou atualizando e no dia seguinte ao entrar deu esse problema (isso aconteceu comigo), se aconteceu com vocês também podemos desconfiar que foi essa atualização que ferrou com tudo... 

De qualquer forma sigo a procura da solução... 

Att;

Fábio Rafael

Cliente quase que insatisfeito ;-;

0 Kudos
Rafahh
Novice
14,790 Views

Olá Senhores,

@Guilherme89  @Washingtontais  @EduardoMartinelli  @GUI777  @Phillype 

Tive retorno em outro tópico que eu mesmo abri, o Suporte da INTEL informou que "Por algum motivo, o OEM limitou a resolução nesta porta HDMI", entrei em contato com a DELL para tentar se informar melhor. E não é boa noticia...

O SUPORTE DELL, informou que a entrada HDMI dessa versão de notebook não suporta monitores de 2K, notebooks versão INSPIRION dessa geração não tem entrada HDMI para 2K nem 4K, máxima resolução é 1920x1080.

De qualquer forma espero ter ajudado vocês... 

Att;

@Rafahh 

0 Kudos
EduardoMartinelli
14,716 Views

Obrigado @Rafahh ,

Realmente não é uma boa notícia, A DELL perdeu muitos pontos aqui, mas é uma resposta.

Boa semana.

Abraços.

0 Kudos
M_4
Beginner
15,886 Views

Hi Hugo, Hi have the same problema as Gui_7777

• What is the driver version that previously allowed this configuration and what is the driver that does not allow for this resolution to be set?
    • Actual Driver: 31.0.101.4091
      Previous one: 30.0.101.1338
  • What is your monitor's make and model?
    • LG 25UM58-PF Ultrawide - Monitor Gamer LED 25" Full HD , Preto
  • What type of connection do you use (HDMI, DP)?
    • HDMI
  • Create a log file with the Intel® System Support Utility and attach it. 
    • Its attached
0 Kudos
HenryGZ
Beginner
11,544 Views

Olá eu enfrentei esse mesmo problema no Windows ano passado quando comprei meu monitor

https://drive.google.com/file/d/1yjiJWADefEtEMzG3thnv8kKDyC5HYxSe/view?usp=sharing

esse link é do ultimo driver da intel para esses processadores intelXe que reconhece perfeitamente o monitor ultrawide, agora eu estou procurando uma solução para isso no linux

0 Kudos
Robson
Beginner
2,024 Views

Boa noite @HenryGZ .

Estou com o mesmo problema em casa. Até então eu sempre revertia o driver do meu computador, mas por algum motivo desta vez ele perdeu todos os pontos de restauração de sistema. Agora estou vendido como a maior parte do pessoal deste tópico.

Eu baixei o driver que vc colocou o link, mas não sei como devo proceder para instalar. Pelo que eu entendi eu preciso desinstalar o driver atual pra depois instalar este, mas não sei como proceder.

Alguém poderia me ajudar neste procedimento?

0 Kudos
HenryGZ
Beginner
2,007 Views

Olá @Robson , o arquivo que está no link é um executavel, é possivel apenas executar e rodar a atualização/downgrade do driver, mas eu costumo descompactar o arquivo com o 7zip ( https://www.7-zip.org/  ) e rodar o instalador que aparece na pasta, geralmente funciona melhor assim, depois apenas seguir os passos da intel, ele provavelmente vai detectar que já existe um driver mais recente e lhe perguntar se quer mesmo prosseguir. No caso de atualizações do windows que atualizam novamente o driver faz tempo que nao ocorre comigo, mas recorrentemente elas ocorrem e eu tenho que realizar novamente de forma manual o downgrade do driver.

0 Kudos
Robson
Beginner
1,934 Views

@HenryGZ , muito obrigado!

Deu muito certo. Funcionou perfeitamente. Vou deixar isso separado para não ter mais problemas com futuras atualizações.

Valeu!

0 Kudos
Reply