Processors
Intel® Processors, Tools, and Utilities
14402 Discussions

BSODs ao rodar Intel Processor Diagnostic Tool

schellerg
Beginner
566 Views

Olá,

 

Recentemente montei um novo computador e estou tendo uma série de erros de tela azul (BSOD).

Segue abaixo os códigos de erro:

 

DPC_WATCHDOG_VIOLATION

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

CRITICAL_PROCESS_DIED

MEMORY_MANAGEMENT

KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

 

Pesquisando a respeito deles, vi que eles normalmente estão relacionados a memória RAM.

Baixei então o Memtest86 e rodei um diagnóstico. Foram encontrados mais de 2000 erros, todos no teste #6.

 

Entrei em contato com a Kingston para tratar de possíveis defeitos nas memórias. Enquanto isso, durante algumas pesquisas, descobri que a fabricante da minha placa-mãe tinha lançado uma BIOS (F10A, beta) para tratar de instabilidades envolvendo memórias Kingston DDR4 2666 MHz, justamente os modelos que eu tenho. Atualizei a versão da minha BIOS e rodei novamente os testes, que dessa vez não encontrou nenhum erro. A Kingston respondeu pedindo que eu envie as memórias para que eles averiguem se elas estão defeituosas.

 

Como o segundo teste não indicou erro nelas, entrei em contato com a Gigabyte. Eles retornaram dizendo que o modelo das minhas memórias não constam na lista de vendedores qualificados (QVL) e portanto elas podem funcionar normalmente, parcialmente ou não funcionar e pediram para que eu teste com algum modelo de memória da lista.

 

Segui pesquisando e vi que muitas pessoas tiveram problemas semelhantes envolvendo o i9 9900k. Resolvi então testar a CPU para saber se o problema não está nela. Baixei o Intel Processor Diagnostic Tool e no fim dos testes do primeiro núcleo (na etapa de GPU Stress), ocorreu um erro de tela azul e o computador reiniciou. Eu tentei rodar os testes 3 ou 4 vezes. Os erros apresentados variaram: MEMORY_MANAGEMENT ocorreu pelo menos uma vez e durante a reinicialização após um desses erros, ocorreu o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR.

 

Somando todas essas evidências, já compreendo que o problema deve estar no hardware ou na compatibilidade entre algum componente, mas eu sinceramente já não sei como identificar qual componente. A Kingston apenas analisou o relatório do Memtest86 e a Gigabyte não chegou nem a solicitar os minidumps. Como posso descartar que minha CPU veio defeituosa?

 

Especificações do computador:

 

CPU: Intel i9 9900k

Placa-mãe: Gigabyte Z390 Aorus Elite (BIOS: F10a)

Memórias: 2x 8GB Kingston 2666 MHz HX426C16FB3/8

GPU: Gigabyte 1070 TI 8GB Gaming

Fonte: Corsair 850W

Storage: 1x SSD Corsair (240GB, onde está o SO), 1x SDD Kingston A800 (400 GB), 1x SSHD Seagate Firecuda (2 TB)

 

Segue anexo as informações da CPU e 5 minidumps cobrindo os erros citados no início do tópico (posso enviar os mais recentes posteriormente).

0 Kudos
1 Reply
n_scott_pearson
Super User
440 Views

My personal take? Test with different memory before even thinking about the possibility of a processor issue. I rather doubt there is a processor issue. Remember too that products like MemTest, MemTest86 and MemTest86+ can all pass yet there could still be a problem with the memory (i.e. they are not infallable).

 

Hope this helps,

...S

0 Kudos
Reply