Processors
Intel® Processors, Tools, and Utilities
Announcements
The Intel sign-in experience has changed to support enhanced security controls. If you sign in, click here for more information.
13154 Discussions

BSODs ao rodar Intel Processor Diagnostic Tool

schellerg
Beginner
359 Views

Olá,

Recentemente montei um novo computador e estou tendo uma série de erros de tela azul (BSOD).

Segue abaixo os códigos de erro:

DPC_WATCHDOG_VIOLATION

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

CRITICAL_PROCESS_DIED

MEMORY_MANAGEMENT

KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

Pesquisando a respeito deles, vi que eles normalmente estão relacionados a memória RAM.

Baixei então o Memtest86 e rodei um diagnóstico. Foram encontrados mais de 2000 erros, todos no teste #6.

Entrei em contato com a Kingston para tratar de possíveis defeitos nas memórias. Enquanto isso, durante algumas pesquisas, descobri que a fabricante da minha placa-mãe tinha lançado uma BIOS (F10A, beta) para tratar de instabilidades envolvendo memórias Kingston DDR4 2666 MHz, justamente os modelos que eu tenho. Atualizei a versão da minha BIOS e rodei novamente os testes, que dessa vez não encontrou nenhum erro. A Kingston respondeu pedindo que eu envie as memórias para que eles averiguem se elas estão defeituosas.

Como o segundo teste não indicou erro nelas, entrei em contato com a Gigabyte. Eles retornaram dizendo que o modelo das minhas memórias não constam na lista de vendedores qualificados (QVL) e portanto elas podem funcionar normalmente, parcialmente ou não funcionar e pediram para que eu teste com algum modelo de memória da lista.

Segui pesquisando e vi que muitas pessoas tiveram problemas semelhantes envolvendo o i9 9900k. Resolvi então testar a CPU para saber se o problema não está nela. Baixei o Intel Processor Diagnostic Tool e no fim dos testes do primeiro núcleo (na etapa de GPU Stress), ocorreu um erro de tela azul e o computador reiniciou. Eu tentei rodar os testes 3 ou 4 vezes. Os erros apresentados variaram: MEMORY_MANAGEMENT ocorreu pelo menos uma vez e durante a reinicialização após um desses erros, ocorreu o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR.

Somando todas essas evidências, já compreendo que o problema deve estar no hardware ou na compatibilidade entre algum componente, mas eu sinceramente já não sei como identificar qual componente. A Kingston apenas analisou o relatório do Memtest86 e a Gigabyte não chegou nem a solicitar os minidumps. Como posso descartar que minha CPU veio defeituosa?

Especificações do computador:

CPU: Intel i9 9900k

Placa-mãe: Gigabyte Z390 Aorus Elite (BIOS: F10a)

Memórias: 2x 8GB Kingston 2666 MHz HX426C16FB3/8

GPU: Gigabyte 1070 TI 8GB Gaming

Fonte: Corsair 850W

Storage: 1x SSD Corsair (240GB, onde está o SO), 1x SDD Kingston A800 (400 GB), 1x SSHD Seagate Firecuda (2 TB)

Segue anexo as informações da CPU e 5 minidumps cobrindo os erros citados no início do tópico (posso enviar os mais recentes posteriormente).

0 Kudos
1 Reply
n_scott_pearson
Super User Retired Employee
233 Views

My personal take? Test with different memory before even thinking about the possibility of a processor issue. I rather doubt there is a processor issue. Remember too that products like MemTest, MemTest86 and MemTest86+ can all pass yet there could still be a problem with the memory (i.e. they are not infallable).

Hope this helps,

...S

Reply